Ceará Científico 2023: Jovens da rede estadual mostram como a pesquisa está presente nas escolas públicas, promovendo a inovação.

A etapa estadual do Ceará Científico 2023 teve continuidade nesta quinta-feira (14), com a exposição dos trabalhos desenvolvidos por jovens da rede estadual de ensino. A ação demonstrou que a pesquisa está presente nas escolas públicas da educação básica cearense, promovendo a difusão do saber criterioso e metodológico, ao mesmo tempo em que apresenta respostas inovadoras às demandas geradas pela sociedade.

Um dos destaques do evento foi o projeto “Trabalhando a interdisciplinaridade e o multiletramento a partir do uso do cordel na educação”, desenvolvido por Aurélio Pereira, de 17 anos, e seu colega Vitor Nunes, de 16 anos, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo Barbosa Leite, em Caririaçu. Os estudantes produziram livretos a partir das fibras da planta aquática conhecida como papiro, utilizando o cordel como recurso comunicativo dinâmico para abordar conteúdos vistos em sala de aula, despertando o interesse dos jovens para o conhecimento.

Outro projeto de destaque foi desenvolvido na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, em Aratuba, que teve como foco a redescoberta de espécies vegetais que servem de base para a alimentação das populações tradicionais da região. A atividade identificou 140 espécies, e um banco de sementes foi criado para preservar as linhagens em falta.

Ao longo do evento, também foi apresentado o trabalho “Matmusic”, desenvolvido por José Juliardo, aluno autista da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Dona Carlota Távora, em Araripe, em parceria com a colega Giovana Rodrigues. O projeto favorece o aprendizado da matemática por meio da música, auxiliando na fixação do conteúdo.

O evento continuará na sexta-feira (15), com a entrega do Selo Escola Sustentável 2023 às unidades de ensino selecionadas para receber a comenda e uma mesa-redonda com o tema “Equidade de gênero e proteção à mulher”. O encerramento e premiação dos vencedores do Ceará Científico 2023 acontecerá também na sexta-feira, às 16h.

O Ceará Científico, que incentiva a construção de projetos que promovam a integração dos componentes curriculares e a interdisciplinaridade, reuniu os vencedores da fase escolar e regional do evento, que aconteceu em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Desde 2016, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e promover o intercâmbio artístico, científico e cultural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo