Ministério da Gestão e Inovação divulga cronograma para Concurso Público Nacional Unificado em 217 cidades, com edital em janeiro.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou, nesta última quinta-feira (14), que o edital do Concurso Público Nacional Unificado será publicado no dia 10 de janeiro. Com todas as regras do certame, as inscrições terão início em 19 de janeiro e seguirão até 9 de fevereiro. A realização da prova, por sua vez, está indicada para 5 de maio.

As datas foram definidas em acordo entre o ministério e a Cesgranrio, empresa vencedora do certame, visando garantir tempo suficiente para a elaboração das provas. Essa medida também atende a solicitações dos candidatos, que pediram mais tempo para se preparar.

Outra novidade anunciada é a realização da prova em 217 cidades, em contraste com a data anteriormente estabelecida para a realização do exame. A ampliação visa a garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade. Novas cidades foram incluídas, como Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO) e Várzea Grande (MT). A lista completa de cidades onde serão realizadas as provas pode ser consultada no site oficial do ministério.

A ministra Esther Dweck explicou que a ampliação do prazo entre o edital e a prova atendeu a pedidos dos candidatos, que solicitaram mais tempo para estudo. A medida visa a garantir que todos tenham condições equânimes de preparação para o exame.

A realização do Concurso Público Nacional Unificado representa uma oportunidade para milhares de candidatos em todo o país. Com a ampliação da lista de cidades para a realização da prova, mais pessoas poderão participar do certame e concorrer a vagas no serviço público.

Os interessados devem ficar atentos ao site oficial do ministério e à divulgação do edital para conferir todas as regras e datas importantes para a participação no concurso. Com as novas datas e a ampliação do número de cidades para a realização da prova, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos reforça o compromisso com a transparência e a equidade na realização do certame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo