Projeto Esporte Superação promove inclusão e superação de desafios em crianças com autismo e TDAH através do esporte

Projeto Esporte Superação promove inclusão e desenvolvimento através do esporte

No Instituto Irmã Giuliana Galli, localizado na Serrinha, um projeto social tem transformado a vida de crianças e jovens com deficiências físicas e psicológicas, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento e integração por meio do esporte. O Esporte Superação, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), atende crianças de 4 a 12 anos, com diagnósticos que vão desde autismo a transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Em uma reportagem da Ascom SPS, as mães Vanusa Machado, dos beneficiários João Pedro e João Carlos, e Fernando Clark, autista de 12 anos, compartilham suas experiências positivas com o projeto. Segundo Vanusa, o Esporte Superação tem sido um ótimo incentivo para João Pedro, proporcionando-lhe ocupação, socialização e desenvolvimento físico, emocional e social. Já Fernando conta que, apesar de não ter tido interesse no futebol inicialmente, agora aguarda ansiosamente pelos treinos e pelo encontro com os amigos. “Eu achava que errava muito os gols no início. Agora pratico até quando estou em casa, para melhorar mais ainda”, afirma o jovem com brilho nos olhos.

Flávio Forma, educador físico do núcleo, destaca a importância do esporte na vida dos alunos, ressaltando que o atendimento é personalizado, com turmas reduzidas e um maior número de profissionais acompanhando os alunos. Ele observa que o esporte tem proporcionado melhor desempenho nas atividades cotidianas e durante as aulas, além de contribuir para a concentração dos alunos e para o desenvolvimento psicomotor.

O projeto, que utiliza a educação física adaptada para trabalhar a socialização, integração e superação de desigualdades sociais, oferece uma variedade de atividades, incluindo jogos paralímpicos adaptados, jogos cooperativos, jogos pré-desportivos e corridinhas kids. Além disso, o Esporte Superação atende mais de oito mil beneficiários, entre 8 e 29 anos, em diferentes localidades do Ceará, como Fortaleza, Sobral, Juazeiro, Crato, Barbalha e Caucaia, oferecendo atividades como funcional kids, tiro com arco, futebol, futsal, muay thai, jiu jitsu e balé.

Segundo a coordenadora pedagógica do Esporte Superação, Daniela Alves, o projeto busca atender todas as idades e promover a inclusão. Para as crianças neurotípicas, o esporte entra como uma atividade diferente, onde eles podem se conhecer e descobrir habilidades em cada modalidade, proporcionando um ambiente de aprendizado e integração para todos os envolvidos.

O Esporte Superação já tem transformado vidas e promete continuar impactando positivamente a comunidade, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e integração para crianças e jovens com deficiências. O sucesso do projeto é um reflexo do compromisso da SPS e de todos os profissionais envolvidos em fornecer um ambiente acolhedor e inclusivo, onde cada beneficiário pode sentir-se valorizado e parte de uma comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo