Fiocruz e Pfizer firmam parceria para produção nacional de medicamento para artrite reumatoide, ação vai beneficiar o SUS.

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) assinou um acordo de transferência tecnológica para a produção do medicamento citrato de tofacitinibe, clone genérico do Xeljanz®. Este acordo foi feito com a Pfizer Brasil, sendo uma parceria que visa fortalecer a produção nacional do medicamento e ampliar o acesso da população ao tratamento de doenças inflamatórias imunomediadas, como a artrite reumatoide.

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, comentou sobre a importância dessa parceria, afirmando que essa ação é parte de uma estratégia da Fiocruz para ampliar o acesso à saúde pela população, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

Os benefícios dessa parceria não se limitam apenas aos usuários do SUS. Ela também vai de encontro à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, com o objetivo de expandir a produção nacional de itens prioritários para o SUS e reduzir a dependência do Brasil da importação de medicamentos e insumos.

O Xeljanz® já foi aprovado para uso no Brasil e é incorporado ao SUS. Além disso, é o primeiro tratamento oral para artrite reumatoide, inibindo a janus quinase (JAK), uma proteína importante nos processos inflamatórios de doenças imunomediadas. Segundo a presidente da Pfizer Brasil, Marta Díez, mais de 12 mil pacientes já são beneficiados pelo Xeljanz na rede pública de saúde do Brasil, e a parceria com a Fiocruz serve para fortalecer o compromisso de alcançar mais pessoas com essa inovação.

A transferência tecnológica do citrato de tofacitinibe da Pfizer para Farmanguinhos/Fiocruz ocorrerá em etapas. O registro do clone da molécula do medicamento já foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e, quando aprovado, será possível iniciar o fornecimento do genérico pelo instituto para abastecer o SUS, conforme a demanda do Ministério da Saúde.

O diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos, Jorge Mendonça, ressaltou a importância dessa parceria, afirmando que a produção desse medicamento no país facilitará o tratamento de pacientes que sofrem com doenças tão severas.

A artrite reumatoide, doença para a qual esse medicamento é indicado, é mais frequente em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos e pode causar danos irreversíveis nas articulações se não for tratada. Portanto, essa parceria entre Farmanguinhos/Fiocruz e Pfizer Brasil tem potencial para impactar positivamente a vida de milhares de pacientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo