Operação Tira-Treco recolhe materiais volumosos descartados de forma incorreta em ruas de Fortaleza para diminuir pontos irregulares de lixo.

Na última semana, a Operação Tira-Treco, promovida pela Prefeitura de Fortaleza como parte do Programa Mais Fortaleza, intensificou suas ações nas vias públicas para recolher materiais de grande volume em residências, comércios e locais onde o descarte indevido de resíduos é frequente. O objetivo é reduzir pontos irregulares de lixo espalhados pela cidade e evitar problemas decorrentes dessa prática, como alagamentos e entupimentos de bocas de lobo. Além disso, a prática de descartar resíduos sólidos em locais inadequados é considerada infração grave, de acordo com o Código da Cidade, e está sujeita à multa que pode variar de R$202,50 a R$32.400,00.

Na manhã da sexta-feira, dia 22 de dezembro, a ação foi concentrada nos bairros da Regional 3, e no sábado, dia 23 de dezembro, cobriu os bairros vinculados à Regional 10 e adjacências. Durante o próximo dia de trabalho, serão percorridas 15 ruas de Fortaleza a partir das 9h, seguindo rotas pré-estabelecidas com base em pontos de lixo monitorados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), encerrando no fim da manhã.

Para viabilizar o descarte adequado de materiais volumosos, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira, ferragens e pneus, a Prefeitura orienta a população a verificar a rota do caminhão e deixar os resíduos na porta de casa, caso o veículo passe naquela rua. Caso contrário, a solução é conferir a rota e deixar o material em um dos trechos previstos para o dia da operação, ou então levá-lo até um dos 90 Ecopontos de Fortaleza.

Os Ecopontos são espaços preparados para o recebimento de resíduos sólidos de grande volume, como móveis e eletrodomésticos velhos, pneus, restos de entulhos de pequenas construções, restos de poda de árvores e materiais recicláveis em geral. Cada Ecoponto possui contêineres para armazenar os resíduos, balança para pesagem do material e um operador que orienta o serviço no local.

Além disso, a Prefeitura oferece programas de bonificação vinculados aos Ecopontos, como o Recicla Fortaleza, que oferece descontos na conta de energia ou crédito em dinheiro para quem deixa materiais recicláveis no local, e o E-Carroceiro, que oferece crédito no comércio local ou valor em dinheiro para carroceiros cadastrados que descarregam o material adequadamente.

Com estas ações, a Prefeitura de Fortaleza demonstra seu compromisso com a gestão eficiente de resíduos sólidos e combate ao descarte irregular, proporcionando maior qualidade de vida para os cidadãos e preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo