Terceiro grupo de brasileiros e seus parentes deixa Faixa de Gaza em voo da FAB via Egito

Após semanas de tensão e conflito na Faixa da Gaza, mais um grupo de brasileiros e seus familiares conseguiu deixar a região e estão a caminho do Brasil. O terceiro grupo, composto por 14 crianças, 11 mulheres e cinco homens, embarcou em um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde desta sexta-feira (22), partindo do Cairo, no Egito.

A expectativa é que o voo chegue à Base Aérea de Brasília por volta das 7h30 deste sábado (23), trazendo consigo um total de 30 pessoas. No entanto, dois homens que estavam previstos para viajarem com o grupo decidiram não embarcar devido a razões médicas. Esta missão de repatriação também incluiu o transporte de uma carga de 6 toneladas em equipamentos de ajuda humanitária, como 150 purificadores de água portáteis doados pelo governo brasileiro.

Desde o início do conflito militar entre Israel e o grupo Hamas, em 7 de outubro, o governo brasileiro tem coordenado a Operação Voltando em Paz, realizando um total de 12 voos de repatriação que já resgataram 1.555 pessoas, entre brasileiros e seus familiares que estavam na região. Esta última operação é a terceira específica de repatriação de pessoas que estavam em Gaza, e foi descrita como um processo complexo que exigiu a articulação e aprovação de autoridades de Israel, Egito e Palestina.

Segundo o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, a operação de repatriação de civis da Faixa de Gaza é especialmente desafiadora devido à única fronteira para a saída da zona de guerra estar localizada no sul do enclave, em Rafah, na divisa com o Egito. Ainda segundo informações da representação brasileira em Ramala, há 23 pessoas aguardando a aprovação das autoridades para poderem cruzar a fronteira e se juntar aos que já foram repatriados.

Esta operação de resgate reforça o compromisso do governo brasileiro em garantir a segurança e bem-estar de seus cidadãos e seus familiares em meio a situações de conflito e crise em outros países. A chegada deste terceiro grupo de repatriados representa um momento de alívio e esperança para essas pessoas e suas famílias no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo