Grupo de brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegam a Brasília após operação do governo federal

Brasileiros e seus familiares que estavam na Faixa da Gaza, no Oriente Médio, chegaram a Brasília neste sábado (23) às 6h53, no avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo, que partiu do Cairo, capital do Egito, na tarde da sexta-feira (22), teve duração de 13 horas e 56 minutos.

Ao todo, 30 pessoas foram repatriadas pela Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal através do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa e FAB. O grupo era composto por cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, a maioria palestinos que moravam em Gaza.

Inicialmente, 32 pessoas estavam programadas para embarcar com destino ao Brasil, mas um dos passageiros desistiu da viagem e um homem idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do embarque, sendo encaminhado a um hospital egípcio.

Ao desembarcarem em Brasília, os repatriados foram recebidos por funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para atendimento médico e psicológico, conferência de documentação de migração, aplicação de vacinas, se necessárias, e cadastramento para recebimento de assistência social. Além disso, representantes da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) estavam presentes para receber os repatriados.

O governo federal informou que alguns dos repatriados que chegaram a Brasília partirão em novos voos ainda neste sábado, sendo que quatro seguirão para o Rio de Janeiro, 23 para São Paulo em voos da FAB, e os três restantes viajarão para Vitória (ES) em voo comercial, com passagens adquiridas pelo Ministério da Justiça.

Desde o início do conflito, 1.555 passageiros e 53 pets foram resgatados em 13 voos que regressaram ao Brasil, vindo tanto de Israel como da Faixa de Gaza. A Operação Voltando em Paz continua em andamento, buscando trazer de volta ao Brasil todos os cidadãos e seus familiares que desejam deixar a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo