Agefis realiza operação de busca ativa e apreende sete equipamentos de som em Fortaleza durante as festividades natalinas

Na noite do último domingo e madrugada de segunda-feira (24 e 25/12), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou uma operação de busca ativa nos bairros da Capital para fiscalizar e apreender equipamentos de som automotivo, conhecidos como paredões de som, os quais são proibidos por lei em todo o município. A ação resultou na constatação e apreensão imediata de sete equipamentos de som, e também na aplicação de auto de infração e penalidades administrativas aos proprietários.

O objetivo da operação, realizada pela equipe noturna da Gerência de Plantões Especiais (Geplae), foi coibir as práticas causadoras de poluição sonora e garantir o sossego da população durante as festividades natalinas. Para garantir a eficiência da ação, equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) estiveram presentes como apoio durante a operação, garantindo a segurança dos agentes envolvidos e coibindo situações de desrespeito.

A superintendente da Agefis, Laura Jucá, destacou a importância do trabalho contínuo da fiscalização para assegurar o bem-estar da população, coibindo práticas de poluição sonora. A ação resultou na apreensão de sete equipamentos sonoros pela equipe de Plantões Especiais da Agefis, cumprindo assim a legislação vigente e garantindo o sossego das pessoas durante as festividades natalinas.

A Lei Municipal nº 9.756/11 proíbe a utilização de equipamentos de som automotivo em todo o município de Fortaleza. Em casos de descumprimento, os infratores serão penalizados com multa que varia de R$ 1.555,87 a R$15.558,75 (atualizada anualmente), dobrada a cada reincidência, além da apreensão imediata do equipamento. Vale ressaltar que a infração será aplicada independentemente da medição de decibéis.

A Agefis reforça que qualquer pessoa que considere seu sossego perturbado pode acionar a fiscalização por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site Denúncia Agefis e do telefone 156. A iniciativa tem como objetivo manter o controle e garantir o cumprimento da lei, visando assegurar o sossego e a qualidade de vida da população de Fortaleza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo