Emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar lota com mais de 100 pacientes por queimaduras nas córneas devido a pomada modeladora de cabelos

Incidência de queimaduras oculares por contato de pomada modeladora de cabelos preocupa autoridades de saúde no Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de dezembro, o Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, recebeu mais de 100 pessoas na emergência oftalmológica com queimaduras nas córneas. As lesões foram causadas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos. De acordo com relatos dos pacientes, o problema ocorreu após realizarem tranças ou outros penteados fixados com o produto para passar a noite de Natal e, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico escorreu para os olhos.

Os sintomas relatados pelos pacientes incluem irritação, inchaço, visão turva e até cegueira temporária, além de dor. A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciaram uma apuração epidemiológica para identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos ou os produtos adquiridos.

O problema ganha ainda mais destaque diante da suspensão da comercialização e uso de algumas marcas de pomadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil. Essa medida foi tomada devido à presença de insumos nocivos à saúde em sua composição, como aqueles que causam a intoxicação ocular.

O aumento significativo no número de atendimentos na emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar chamou a atenção das autoridades de saúde. Em dias regulares, o hospital costuma atender cerca de 70 pacientes por problemas diversos, porém, somente na segunda-feira de Natal e no dia seguinte, foram 83 e 167 atendimentos, respectivamente, a maioria devido a lesões na córnea causadas pelo contato com a pomada modeladora de cabelos.

A diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos, expressou preocupação com a possibilidade de um aumento ainda maior nos casos durante o próximo fim de semana, especialmente devido às comemorações do réveillon. A expectativa é de que muitas pessoas terminem a noite mergulhando no mar, o que poderá agravar ainda mais o quadro de queimaduras oculares.

Diante desse cenário, o IVISA-Rio orienta que as pessoas adquiram e utilizem apenas produtos regularizados junto à Anvisa, a fim de evitar problemas semelhantes. A consulta dos produtos que constam como regularizados pode ser feita no site da Anvisa. A finalidade é garantir a segurança e a saúde ocular da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo