Prefeitura de Fortaleza lança projeto Juventude no Parque para engajar jovens na educação ambiental e preservação dos microparques.

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (26/12), o projeto Juventude no Parque, que tem como objetivo principal o engajamento de jovens na educação ambiental e preservação dos microparques de Fortaleza. O projeto prevê a seleção, por meio de edital, de 120 jovens de 15 a 25 anos para atuarem como monitores nos espaços verdes da cidade. As ações serão executadas por meio da Secretaria Municipal da Juventude e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com o Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e o programa Cuca Ambiental.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, destacou que o projeto faz parte de uma estratégia maior da Prefeitura de fazer grandes investimentos na sustentabilidade e meio ambiente, com o intuito de fortalecer áreas públicas para que as pessoas possam utilizá-las como espaços de qualidade, promovendo a inclusão social e a segurança.

O projeto visa oferecer aos microparques ações de educação ambiental e conservação feitas por jovens. A Secretaria Municipal da Juventude pretende proporcionar cursos de qualificação, como ornamentação, jardinagem, marcenaria, entre outros, para os jovens monitores. Cada microparque possui um núcleo gestor formado por crianças, jovens, adultos e idosos, permitindo que o projeto conecte diferentes gerações.

A Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, ressaltou a importância da participação ativa da juventude para garantir a sustentabilidade e longevidade dos microparques. Já Clarice Araújo, gerente de Meio Ambiente do IC, afirmou que os jovens monitores serão grandes articuladores dos microparques, incentivando os moradores a ocuparem os espaços de forma sustentável.

O programa está previsto para realizar mais de nove mil atividades educativas socioambientais ao longo de 2024, incluindo piqueniques, cineminha ambiental, comunidade de talentos, entre outras.

Atualmente, Fortaleza conta com cinco microparques, e até o final de 2024, mais 27 equipamentos semelhantes serão entregues à população. O investimento previsto é de mais de R$ 12 milhões.

O edital de seleção do Juventude no Parque já está com inscrições abertas, buscando selecionar 120 jovens com idade entre 15 e 25 anos, ou 15 e 35 anos no caso de pessoas com deficiência. Os selecionados receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 400. O processo de seleção inclui análise documental, avaliação do projeto de vida e entrevista, e os selecionados deverão cumprir 16 horas semanais, desenvolvendo atividades de manejo dos microparques, educação socioambiental e incentivo à visitação sustentável da área verde pela população. As inscrições podem ser feitas no site Seleção Juventude até o dia 31 de janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo