Governador destaca integração entre segurança pública e políticas sociais em reunião de órgãos de segurança e secretarias do Ceará

No início do ano de 2024, o governador Elmano de Freitas abriu a primeira reunião do ano com um chamado à integração permanente entre os órgãos de segurança pública e as secretarias com atuações voltadas para o campo social, de lazer, cultura, esporte e com foco em grupos vulneráveis da população. O encontro teve lugar na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Durante a reunião, foram discutidos encaminhamentos feitos a partir de uma reunião na última semana. O governador destacou a importância da integração das ações de combate à criminalidade e políticas de prevenção e salientou a importância de discutir projetos voltados para a juventude de forma integrada.

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) apresentou um cruzamento de indicadores criminais a partir do georreferenciamento de ocorrências em determinados territórios, em resposta a uma demanda apresentada pelo governador na primeira reunião. O secretário Samuel Elânio ressaltou a importância da territorialização das ações integradas entre as mais diversas áreas do governo. Ele também mencionou a intenção de fortalecer a integração para atender a população jovem e trazer mais segurança, paz, tranquilidade e sensação segurança para toda a população do estado do Ceará.

A reunião contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, do secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, e dos titulares dos órgãos vinculados à SSPDS, incluindo representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará, da Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, entre outros.

Também estiveram presentes representantes de outras secretarias, como a Secretaria da Educação, a Secretaria da Proteção Social, a Secretaria do Esporte, a Secretaria da Cultura, a Secretaria da Diversidade, a Secretaria da Juventude e a Secretaria do Trabalho. A reunião também contou com a presença de representantes de programas e projetos sociais, além de membros das áreas de inteligência e do sistema socioeducativo.

A ênfase na integração e na ação conjunta entre as áreas de segurança pública e as secretarias sociais mostra um comprometimento com abordagens preventivas e a defesa de políticas que visam a segurança e proteção de todos, particularmente dos grupos mais vulneráveis da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo