Aumento significativo de resgates em praias do Rio de Janeiro preocupa Corpo de Bombeiros em 2024.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tem registrado um aumento significativo no número de resgates realizados nas praias do estado neste início de ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados divulgados pela corporação, entre o dia 1º de janeiro e a última terça-feira (9), foram realizados um total de 2.404 salvamentos, em contraste com os 528 registros feitos no ano passado. Além disso, o número de prevenções também aumentou, totalizando 107.417 este ano, enquanto em 2023 foram contabilizadas 44.011 prevenções.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio, major Fábio Contreiras, atribuiu o aumento nos atendimentos ao aumento da frequência de turistas e banhistas locais nas praias, além das condições climáticas. Segundo ele, o mar tem apresentado agitação frequente, com níveis elevados de ondulações e ventos fortes, favorecendo a formação de correntes de retorno, o que representa um grande risco para os banhistas.

O major Contreiras também fez recomendações de segurança, como ficar próximo a um posto de salva-vidas e respeitar as cores das bandeiras. Ele alertou que as bandeiras vermelhas indicam a presença de correntes de retorno e vales, representando áreas perigosas para nadar, enquanto as bandeiras verdes são as mais seguras.

Além disso, o porta-voz orientou que é importante evitar entrar no mar após o consumo de bebidas alcoólicas e tomar precauções em relação aos banhos noturnos.

No último domingo (7), os bombeiros realizaram o resgate de dois jovens, que, infelizmente, acabaram falecendo. Os dois casos foram registrados na zona oeste da cidade e são um trágico lembrete dos perigos das praias.

A atenção especial também se estende às crianças, com recomendações para que estejam sempre próximas aos responsáveis e identificadas com pulseiras contendo nome e telefone. Os dados do Corpo de Bombeiros indicam uma redução no número de crianças perdidas neste ano em comparação com o ano anterior, mas ainda assim, episódios como o desaparecimento do menino Edson Davi, de 6 anos, na Praia da Barra da Tijuca, causam grande preocupação e mobilização das autoridades.

As buscas pelo menino continuam, envolvendo recursos terrestres, aéreos e marítimos, incluindo helicópteros, drones, embarcações com sonar, motos aquáticas e mergulhadores. A dedicação da equipe de resgate é evidente, com as buscas sendo realizadas durante todo o dia e noite, sem previsão de encerramento. A família do menino, assim como toda a comunidade, aguarda ansiosamente por um desfecho positivo para esse episódio angustiante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo