Ações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará resultam em redução de 7,87% de ocorrências com árvores em perigo em 2023

No último ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu a 1.415 ocorrências relacionadas a árvores em estado de perigo em todo o estado. Esse dado representa uma queda de 7,87% em comparação com 2022, quando foram atendidas 1.536 ocorrências. Durante todo o ano de 2023, o CBMCE foi acionado para casos que envolviam árvores caídas em vias públicas, em telhados e em veículos.

Apesar de a responsabilidade pelo corte de árvores ser dos municípios, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em situações de risco iminente ou queda. A corporação pode ser contatada pelo número 193, o qual opera como o número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Dentre as ações realizadas pelo CBMCE no ano passado, destaca-se o corte de uma árvore da espécie Mutamba em uma via pública do bairro Aldeota (AIS 1), que obstruiu o tráfego. Além disso, no município de Maracanaú (AIS 12), uma palmeira que apresentava risco de queda também foi removida preventivamente. No bairro Papicu (AIS 10), outra ocorrência exigiu a intervenção do corpo de bombeiros, desta vez envolvendo a queda de uma árvore sobre dois veículos estacionados.

Essas ações demonstram não apenas a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará na prevenção de acidentes relacionados a árvores, mas também a necessidade de conscientização da população sobre a importância da manutenção preventiva. O corte de árvores em situação de perigo contribui para a segurança de todos, evitando danos materiais e potencialmente salvando vidas.

Diante do expressivo número de ocorrências atendidas ao longo do ano, o CBMCE reforça a importância de acionar as autoridades competentes em caso de árvores em situação de perigo, garantindo a segurança de todos os cidadãos. A colaboração da população é fundamental para prevenir incidentes e garantir um ambiente público seguro para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo