Chuva forte causa deslizamentos de terra e tragédia em São Bernardo do Campo: um homem morreu e uma criança está desaparecida.

Uma tragédia chocou os moradores de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, na última sexta-feira (12). Um homem de 48 anos morreu após sua casa ser atingida por um deslizamento de terra, causado pelas fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo relatou que o deslizamento aconteceu em torno das 23h na rua Odair Vieira e a vítima foi resgatada, já sem vida. A prefeitura de São Bernardo do Campo informou que o município registrou um volume médio de chuva de 130 milímetros, um índice três vezes superior ao esperado. Esse volume de chuva causou diversos transtornos e desastres na região metropolitana.

Além disso, outra situação preocupante foi registrada em Juquitiba, onde uma criança de seis anos está desaparecida e suspeita-se de que ela tenha sido levada pelas águas após o temporal. As buscas ainda estão em andamento na região próxima ao Rio Juquiá.

Na zona sul da capital paulista, dois carros foram levados pela enxurrada, e uma das vítimas foi retirada em segurança. No entanto, o outro veículo, que estava ocupado por uma pessoa, ainda não foi localizado.

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros atendeu a 49 chamados para quedas de árvores na região metropolitana e recebeu 30 chamados para enchentes. O órgão tem alertado as pessoas para os perigos das chuvas e recomenda que evitem áreas arborizadas, não enfrentem áreas alagadas ou com enxurradas e observem os sinais de movimentação do solo em áreas de encosta.

A Defesa Civil também está em alerta, prevendo que as chuvas devem persistir durante o sábado em todo o território paulista. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo informou que o tempo seguirá instável e chuvoso, com previsão de chuvas moderadas e fortes a partir do início da tarde para a capital, litoral e região metropolitana.

Além disso, o mês de janeiro já acumulou 136 milímetros de chuva, o que corresponde a aproximadamente 53% do total esperado para o mês. Com as previsões de tempo instável, as autoridades locais pedem que a população esteja atenta e siga as recomendações para evitar maiores tragédias em decorrência das chuvas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo