Governador entrega 15 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros para fiscalização e prevenção de incêndios no Ceará

Neste 15 de janeiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) recebe um importante reforço em sua frota. Durante solenidade realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas entregou 15 viaturas para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi). A aquisição dos veículos representa um aumento de 50% em relação à frota anterior, um investimento de R$ 1.123.650,00 por 30 meses, com recursos do Tesouro Estadual para o contrato de locação.

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios é responsável pelo estudo, planejamento e fiscalização das exigências que disciplinam a segurança e a proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco no Ceará. Além disso, o Cepi realiza operações e fiscalizações para que sejam seguidas as normas e regulamentos para a segurança das pessoas de um modo geral.

Segundo o governador, os novos veículos vão permitir ações de fiscalização e prevenção mais eficazes em toda a Capital e Região Metropolitana. O objetivo é aumentar a fiscalização para que a sociedade fique segura nos locais que frequenta. No ano passado, foram realizadas mais de 35 mil fiscalizações na Região Metropolitana, e a expectativa é que esse número seja ampliado com os novos equipamentos.

O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, ressaltou que o investimento também representa valorização dos profissionais que atuam para garantir a proteção dos cearenses. Ele destaca que o reforço na frota fortalece cada vez mais as ações na ponta, nas fiscalizações.

O tenente-coronel Joel Nobre, que atua como coordenador do Cepi, destacou a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros. Ele ressalta que a Lei Estadual 13.556 obriga que toda e qualquer edificação precisa da certificação do Corpo de Bombeiros para o seu funcionamento no Ceará, principalmente para conseguir o alvará junto às prefeituras municipais. O incremento na frota vai aumentar a prevenção nas edificações no estado.

Com essa nova aquisição, o Corpo de Bombeiros do Ceará reforça sua capacidade de atuação e fiscalização, garantindo mais segurança para a população cearense. A sociedade pode ficar mais tranquila, sabendo que o CBMCE está melhor equipado para cumprir sua missão de prevenção e combate a incêndios. Sigamos acompanhando as ações e investimentos que visam a proteção e segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo