Quatro ocupantes encontrados mortos após queda de helicóptero desaparecido por 12 dias no Vale do Ribeira, interior de São Paulo

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou no último sábado que foi encerrada a fase inicial das operações relacionadas ao helicóptero PR-HDB, que foi encontrado em Paraíbuna, no interior de São Paulo. A aeronave estava desaparecida por 12 dias após decolar do Campo de Marte com destino a Ilhabela. Os quatro ocupantes, incluindo o piloto, foram encontrados mortos: Luciana Rodzewics, de 45 anos; sua filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos; e Rafael Torres, um amigo da família que os convidou para o passeio. Os corpos foram sepultados na capital paulista no dia seguinte.

O helicóptero foi localizado pelo Águia 24, da Polícia Militar, após trabalho de inteligência que utilizou dados das antenas de telefonia que captaram o sinal dos celulares dos ocupantes. A Polícia Militar então delimitou a área de busca e enviou equipes de resgate que desceram de rapel para chegar aos destroços da aeronave.

A FAB informou que as investigações terão o menor prazo possível, levando em consideração a complexidade do caso e a necessidade de identificar os possíveis fatores contribuintes para o acidente. Segundo a FAB, a retirada dos destroços é de responsabilidade do proprietário da aeronave, conforme a legislação vigente. A ocorrência poderá ser acompanhada por meio do Painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que tem como objetivo investigar ocorrências aeronáuticas para prevenir futuros acidentes semelhantes. O relatório final da investigação será divulgado no site do órgão.

Em meio a essa tragédia, fica a lembrança do luto das famílias e amigos das vítimas, assim como a necessidade de respostas que a investigação realizará. A incerteza sobre o que causou o acidente gera apreensão e a expectativa de que as investigações tragam esclarecimento e, esperançosamente, contribuam para a prevenção de futuros acidentes aéreos. As autoridades devem realizar um trabalho minucioso e transparente na apuração das causas do acidente, garantindo a segurança dos voos e a tranquilidade dos passageiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo