Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta para criação do Fundo Nacional de Financiamento de Pesquisas para Pessoas com Deficiência






Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprova criação de fundo para financiar pesquisas e políticas públicas

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprova criação de fundo para financiar pesquisas e políticas públicas

16/01/2024 – 09:02

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Duarte Jr. é o relator da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que cria o Fundo Nacional de Financiamento de Pesquisas e Ações destinadas às Pessoas com Deficiência (FNPCD). O objetivo do fundo será financiar pesquisas e políticas públicas que assegurem igualdade de oportunidades para essa população.

Segundo a proposta, o FNPCD será composto por recursos do Orçamento federal, de multas aplicadas com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência, de doações de empresas e pessoas físicas; e de 1% dos dividendos recebidos pelo governo federal pela participação empresas, entre outros.

O texto aprovado permite que empresas deduzam o valor de doações feitas aos fundos do Idoso; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, incluindo os fundos estaduais e municipais, até o limite de 1,5% do imposto total devido.

No caso de pessoas físicas, a soma das deduções não poderá reduzir o Imposto de Renda em mais de 12%.

A medida foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que reuniu trechos da proposta principal – Projeto de Lei 244/23, do deputado Lula da Fonte (PP-PE) – e dos PLs 290/23, 1290/23 e 2343/23, apensados. “Propomos um novo texto reunindo as melhores contribuições oferecidas em cada proposição”, disse o relator.

Na justificativa apresentada, Lula da Fonte argumenta que “a solidariedade com as pessoas com deficiência deve ser recompensada de alguma forma, e a redução do imposto sobre a renda constitui excelente mecanismo para isso”.

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação Comissão; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo