Petrobras investe US$ 17 bilhões em expansão da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, com previsão de aumento de 40% na produção de diesel.

A Refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, está passando por uma expansão que promete aumentar em até 40% a produção nacional de diesel. Com um orçamento de US$ 17 bilhões, a Petrobras pretende aumentar a produção diária de diesel S10 com baixo teor de enxofre em até 13 milhões de litros a partir das obras de ampliação.

Além disso, a estatal informou que as obras de refino, transporte e comercialização da refinaria devem gerar até 30 mil empregos até 2028. As obras de expansão da refinaria fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do plano de negócios da Petrobras.

A expansão da refinaria ocorrerá em diversas etapas, com previsão de término para os próximos anos. As obras de ampliação da produção das atuais instalações do Trem 1 da refinaria começarão nos próximos meses, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025. Já as obras do Trem 2 começarão no segundo semestre e terminarão em 2028, aumentando a capacidade de processamento do petróleo da camada pré-sal.

Outra etapa da expansão, que já está em andamento e com previsão de conclusão ainda este ano, inclui a instalação da primeira unidade SNOX do refino brasileiro, que permitirá a transformação de óxido de enxofre e óxido de nitrogênio em um novo produto para comercialização.

No entanto, é importante lembrar que a construção da refinaria Abreu e Lima foi alvo da Operação Lava Jato, que indicou problemas como contratos superfaturados e desvio de recursos da obra. O projeto foi concluído com valor muito superior ao inicialmente previsto.

Durante uma entrevista coletiva, o gerente-geral da refinaria, Márcio Maia, afirmou que a Petrobras pretende recontratar trabalhadores pernambucanos que participaram da construção do complexo. As obras tiveram início em 2005, mas foram paralisadas em 2015 após denúncias de corrupção pela Lava Jato.

Além disso, a Petrobras lançou o Programa Autonomia e Renda, que oferecerá cursos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com ênfase em grupos minorizados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados. Os participantes desses cursos receberão bolsa-auxílio mensal durante a capacitação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo