Pinacoteca do Ceará oferece programação especial e gratuita para crianças, trans e travestis durante o mês de janeiro

A Pinacoteca do Ceará oferece uma programação especial para a semana de 18 a 21 de janeiro, com atividades focadas em diferentes públicos e de acesso gratuito. Durante esse período, as quatro exposições em cartaz estarão disponíveis para visitação, além de oficinas e visitas mediadas.

Na quinta-feira, 18 de janeiro, a atividade “Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente” proporcionará uma visita sensível e cinestésica na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. A mediação será realizada por Liza Maria e Janaína Bento, com classificação indicativa de 16 anos.

Já na sexta-feira e no sábado, os visitantes terão a oportunidade de participar de visitas mediadas, que ocorrerão em um novo horário, das 15h às 16h, com classificação indicativa livre e tradução em Libras. Além disso, no sábado haverá a Oficina de Ateliê – Bordado, ministrada por Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Ligia Bessa, com foco em estimular os processos de expressão, criação e reflexão.

No Mês da Visibilidade Trans, será ministrada a oficina “Rio Desvio”, destinada à população trans, travesti e não binária, com inscrições prévias necessárias. A programação infantil também será contemplada com atividades como o “Ateliê Criança Cria: Naturezas de Leó” e a oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”.

O espetáculo “K’OS de Variedades” com o grupo teatral K’Os Coletivo encerrará a programação no domingo, proporcionando momentos marcados pela comicidade e linguagem popular, voltados para todas as idades.

A Pinacoteca do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022, tem como missão salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, oferecendo um espaço de experimentação e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação.

Com exposições em cartaz até o primeiro trimestre de 2024, a Pinacoteca do Ceará é mais um atrativo cultural e educativo que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Todas as atividades são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, intérpretes de Libras e peças táteis, visando a inclusão de diferentes públicos.

Portanto, a programação da Pinacoteca do Ceará oferece uma oportunidade imperdível para quem busca vivenciar experiências artísticas enriquecedoras, que promovem o diálogo, a reflexão e o acesso à cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo