Rio de Janeiro prepara esquema especial de atendimento médico para blocos de carnaval na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está se preparando para o carnaval de rua na cidade, especialmente nas áreas de maior concentração de público, como os bairros do centro, Copacabana e Ipanema. Para garantir um atendimento pré-hospitalar de qualidade, a secretaria montou um esquema especial que conta com quatro postos médicos que irão dar suporte a um total de 47 blocos.

O esquema está programado para começar a operar no centro no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro, quando desfilam os dois primeiros megablocos da temporada, o Carrossel de Emoções e o Chá de Alice. A estrutura da secretaria inclui um total de 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado, além de 20 poltronas de hidratação e 142 ambulâncias avançadas para transferir os casos mais graves para UPAs ou hospitais da rede. Essas remoções serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação, e no total serão 200 profissionais atuando na assistência aos foliões.

Nos dias de folia, a população contará com dois postos médicos no centro, localizados na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca, que funcionarão em diversos dias ao longo do carnaval. Além disso, haverá um posto de atendimento em Ipanema, na Praça Nossa Senhora da Paz, e outro em Copacabana, na Praça do Lido, que atenderão foliões de diversos blocos.

São medidas importantes para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões durante a festa mais aguardada do ano. É fundamental que a população esteja ciente desses recursos disponíveis e saiba como acessá-los em caso de necessidade. Com planejamento e ações estratégicas como essa, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro busca garantir um carnaval seguro e sem incidentes graves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo