Possibilidade de chuvas fortes e instabilidade marcam final de semana em São Paulo e Região Sudeste

A previsão do tempo para a cidade de São Paulo indica que a sexta-feira (19) será de sol entre nuvens, com temperaturas que podem chegar a 29°C e índices de umidade em torno de 45%. No entanto, a instabilidade climática ganhará força, trazendo a possibilidade de pancadas de chuva forte, raios e rajadas de vento.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), haverá potencial para alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra devido às condições climáticas. Até o momento, o mês de janeiro acumulou 156,4mm de chuva, o equivalente a 61% do esperado para o mês. A Defesa Civil Municipal manteve a cidade em estado de atenção devido às altas temperaturas.

Para o sábado (20), a previsão é de sol entre nuvens e tempo abafado, com temperaturas variando entre 21°C e máximas superiores a 27°C. A propagação de áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria provocará chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente à tarde e durante a noite.

Já para o domingo (21), a propagação da frente fria pelo litoral paulista manterá o tempo instável, com chuvas alternadas e períodos de melhoria ao longo do dia. Os ventos soprarão de sul e sudeste, causando declínio das temperaturas e amenizando o calor dos dias anteriores, com mínimas de 20°C e máximas que não devem superar os 24°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que chuvas volumosas devem atingir a Região Sudeste, abrangendo todo o Rio de Janeiro, leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira, durante o final de semana. A intensificação de uma área de baixa pressão originária do aumento da convergência de umidade na atmosfera sobre o leste do Sudeste devem potencializar a instabilidade na região, trazendo grandes acumulados de chuva.

A partir de segunda-feira (22), as chuvas intensas devem se concentrar entre o Espírito Santo, sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. A recomendação é que a população esteja atenta às atualizações sobre as condições climáticas e tome as devidas precauções para evitar transtornos durante o período chuvoso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo