Encontro Estadual da Superintendência Escolar 2024 reúne profissionais da educação em Fortaleza para trocar experiências e aprimorar práticas de gestão.

Em Fortaleza, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024 o Encontro Estadual da Superintendência Escolar 2024. A ação tem como objetivo orientar o trabalho dos profissionais que prestam suporte diretamente aos gestores das escolas da rede pública estadual cearense. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Acompanhamento Escolar para Resultados de Aprendizagem e contou com a presença da Secretária da Educação, Eliana Estrela, durante a abertura.

A Superintendência Escolar é um serviço que conta com técnicos atuando na sede da Seduc, bem como em cada uma das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Eles têm a missão de acompanhar e apoiar a gestão das unidades de ensino, fomentando reflexão e ação em torno de três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras, oficinas e momentos de debate. Além disso, receberam o documento “Protocolos do Circuito de Gestão Cearense”, que visa orientar e sistematizar os principais procedimentos para a gestão educacional. O método do circuito já era utilizado pela Seduc desde 2017, em parceria com o Instituto Unibanco. A novidade é que os protocolos atuais contemplam mais diretamente a realidade do estado, proporcionando aos profissionais acesso a subsídios contextualizados e enriquecidos.

Eliana Estrela enfatizou a importância do desempenho dos superintendentes para avançar nos resultados educacionais, ressaltando a retaguarda que eles proporcionam para que o trabalho na escola funcione bem. Além disso, a secretária-executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, destacou a responsabilidade dos superintendentes em tornar a gestão escolar cada vez mais efetiva.

O secretário-executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, comparou a superintendência com o “coração estratégico” da política educacional, onde todos os profissionais são fundamentais para que a engenharia institucional funcione. Já a gestora de implementação de Projetos Educacionais no Instituto Unibanco, Luciana Almeida, elogiou o caminho percorrido pela Educação do estado na busca pelo aperfeiçoamento dos processos, reconhecendo a maturidade do Ceará na condução do Circuito de Gestão.

Assim, o Encontro Estadual da Superintendência Escolar 2024 foi um marco na busca pelo aprimoramento da gestão escolar e da qualidade da educação no estado, destacando-se a importância dos profissionais envolvidos e a necessidade de parcerias para o fortalecimento do sistema educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo