Governador do Ceará empossa 635 novos professores da rede pública estadual em solenidade no Teatro José de Alencar

Na manhã desta quarta-feira, 24, o Teatro José de Alencar foi palco da posse de 635 novos professores para a rede pública estadual de educação do Ceará. A convocação dos novos docentes, integrantes do cadastro de reserva do concurso da Secretaria da Educação, visa beneficiar 435 escolas em 165 municípios do estado. A cerimônia contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da secretária da Educação, Eliana Estrela, da senadora Augusta Brito e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, além de representantes da área da Educação no estado, deputados estaduais e vereadores.

Os novos professores iniciarão suas atividades no início do ano letivo, na próxima segunda-feira, 29, com participação na Jornada Pedagógica promovida pelas escolas da rede pública estadual. Eles atuarão em 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e participarão de atividades relacionadas à base diversificada do currículo, como o Projeto Professor Diretor de Turma, Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS) e disciplinas eletivas.

Além disso, a secretária da Educação informou que o Estado concluiu a convocação de 3.793 aprovados no concurso realizado em 2018, somando vagas de provimento imediato e do cadastro de reserva. Após o chamamento destes novos professores, o Ceará já contabiliza seis convocações desde janeiro de 2021, sendo esta a segunda realizada pelo Governador Elmano de Freitas, a primeira foi em janeiro de 2023.

Durante a cerimônia, o governador Parabenizou os novos professores, ressaltando a importância da educação para a transformação da sociedade. Ele destacou que a educação é o “carro-chefe” não apenas do Governo, mas para o desenvolvimento do País, e ressaltou que é na escola que temos o ambiente mais plural, com pensamentos diversos. Já a secretária da Educação, Eliana Estrela, deu as boas-vindas aos novos docentes, enfatizando que a Educação no Ceará está em festa.

Dois novos professores, Luciana Firmino da Costa e Cícero Alexandre Alves Fernandes, representaram os empossados na solenidade e assinaram o termo de posse. Durante o evento, eles participaram do discurso coletivo, que também contou com as participações da secretária Eliana Estrela, de um aluno, de uma professora e de um gestor da rede escolar estadual.

Entre os convocados, a professora Helani Fontenelle Araújo, de 38 anos, expressou sua felicidade ao se tornar efetiva na rede estadual de ensino. Ela trabalhou durante anos como temporária, sem estabilidade, e agora tem seu emprego garantido. O professor Carlos George Costa Almeida, 36, também enfatizou a importância da estabilidade proporcionada pelo concurso público e a segurança financeira e trabalhista que isso traz.

Em resumo, a posse dos 635 novos professores representa um passo importante para a educação no Ceará, fortalecendo a rede pública de ensino e reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a valorização da educação e dos profissionais da área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo