Pinacoteca do Ceará encerra janeiro com extensa programação cultural para férias com visitas mediadas, oficinas e teatro

Neste fim de semana, a Pinacoteca do Ceará encerrará o mês de janeiro com uma programação especial que inclui visitas mediadas, oficina de bordado e atividades infantis. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida o público a visitar as quatro exposições em cartaz.

A programação começa na quinta-feira (25), com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson”, das 16h às 17h. A atividade será uma ótima oportunidade para apreciar as obras da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, com mediação de Amanda Oliveira e Weverson Martins.

No dia seguinte, sexta-feira (26), e no sábado (27), das 15h às 16h, o público poderá conhecer as exposições em cartaz em um novo horário de visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A atividade é aberta ao público, por ordem de chegada, com cada grupo tendo um limite de até 20 pessoas. A visita ainda contará com tradução em Libras.

Além disso, no sábado (27), das 14h às 16h, o museu dará início à Oficina de Ateliê – Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. A mediação ficará por conta de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

A programação inclui a atividade “Percursos entrelaçados: crônicas do inconsciente” no sábado (27), das 16h às 17h, com mediação de Liza Maria e Janaína Bento, explorando diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras.

Já no domingo (28), o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” será atração, com a intenção de produzir pinturas de paisagens a partir das pinturas de Leonilson. Além disso, o domingo contará com o “Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu”, com o artista João Andirá, das 14h às 17h.

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

A programação da Pinacoteca do Ceará é gratuita e aberta a todas as idades. As exposições em cartaz estarão disponíveis para visitação até datas futuras a serem determinadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo