Chuvas intensas no litoral norte de São Paulo causam desabrigados, alagamentos e interdições em rodovias

Moradores de vários bairros de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, estão vivendo momentos de tensão devido às intensas chuvas que atingem a região. Com o objetivo de se comunicarem de forma mais eficiente e repassar alertas da Defesa Civil, previsão do tempo e avisos de emergência, os moradores criaram um sistema de comunicação próprio através das redes sociais. Nas últimas 24 horas, essa troca de mensagens se intensificou, devido à preocupação com as chuvas que caem no litoral de São Paulo.

As fortes chuvas registradas nas últimas horas alagaram bairros como Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Camburí e Boraceia. A situação ficou tão crítica que às 20h de ontem o Sistema de Alarme Remoto foi acionado, disparando sirenes de alerta e obrigando moradores a saírem de suas casas. Na Vila do Sahy, um abrigo municipal foi mobilizado para acolher moradores em áreas de risco, e a prefeitura da cidade informa que quatro pessoas pernoitaram no abrigo. Felizmente, não houve vítimas.

Essa não é a primeira vez que São Sebastião enfrenta problemas devido às chuvas. No ano passado, em fevereiro, fortes chuvas provocaram deslizamentos que soterraram 64 pessoas na região.

No bairro de Toque-Toque Pequeno, três famílias tiveram que ser removidas de suas residências, que estão localizadas em área de perigo de deslizamento. A prefeitura de São Sebastião garantiu que essas pessoas foram levadas para um abrigo.

Um dos moradores da região, Raquel Kutrowatz, relatou que tem chovido constantemente na região, principalmente durante a noite e a madrugada. Ela ressaltou que os moradores criaram grupos em redes sociais para trocar informações e alertas, e que essa intensa comunicação tem sido essencial durante as chuvas.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), o Litoral Norte paulista registrou o maior índice de precipitação em Caraguatatuba, com 155 milímetros nas últimas 12 horas. A prefeitura de Ubatuba também informou que há desabrigados e desalojados devido às chuvas, com pontos de alagamento em diversos bairros.

Além disso, as rodovias que ligam os municípios da região também foram impactadas pelas chuvas. A Serra Antiga da Tamoios teve interdição do tráfego, assim como a Mogi-Bertioga, que teve o tráfego interrompido devido a queda de barreira. A situação na região é preocupante e exige atenção e cuidado redobrados dos moradores e das autoridades locais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo