Falece embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, protagonista da política externa brasileira, aos 84 anos.

O Brasil amanheceu nesta segunda-feira (29) com a triste notícia do falecimento do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, aos 84 anos, em Brasília. Guimarães Neto teve uma longa e ilustre carreira, atuando como secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores entre 2003 e 2009, ministro chefe de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, e Alto-Representante Geral do Mercosul entre 2011 e 2012.

Nascido no Rio de Janeiro em 1939, o embaixador graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963 e obteve o título de mestre em economia pela Universidade de Boston (1969). Sua carreira foi marcada pela atuação na formulação e execução da política externa brasileira nos primeiros dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério das Relações Exteriores destacou que Guimarães Neto teve um papel importante na formulação de políticas de integração regional, em especial do projeto do Mercosul, e na defesa da importância estratégica da relação com a Argentina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou homenagem ao embaixador, destacando sua importância como um dos mais importantes diplomatas de sua geração. Lula ressaltou a sua convivência e trabalho com Guimarães Neto durante seus dois primeiros mandatos como presidente da República, e expressou seus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, alunos e colegas do embaixador.

A morte do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto representa uma perda significativa para o Brasil, pois ele dedicou sua vida a serviço do país, deixando um legado de contribuições no campo da diplomacia e das relações internacionais. Seu trabalho foi fundamental para a consolidação da posição do Brasil no cenário global, e seu exemplo servirá de inspiração para as futuras gerações de diplomatas. O legado de Guimarães Neto será lembrado e honrado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer e trabalhar ao seu lado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo