Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2024 começam nesta segunda-feira (29) e oferecem mais de 400 mil bolsas.

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 começaram nesta segunda-feira (29) e seguem até a próxima quinta-feira (1º). A candidatura deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A edição oferecerá um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais, distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Os requisitos para participar do programa incluem ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter atingido no mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado na prova de redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas e os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.

O programa oferece bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.

As inscrições para o Prouni são uma excelente oportunidade para estudantes que desejam ingressar no ensino superior, mas enfrentam dificuldades financeiras. Com a possibilidade de bolsas integrais e parciais, o programa busca contribuir para a formação acadêmica e profissional de jovens talentosos que, muitas vezes, não teriam condições de arcar com os altos custos da educação superior privada.

Portanto, é fundamental que os interessados fiquem atentos aos prazos e requisitos para participar do Prouni, a fim de não perderem a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudo e dar continuidade aos seus estudos de forma acessível.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo