Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2024 se encerram nesta quinta-feira e o programa oferece recorde de bolsas.

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 terminam na próxima quinta-feira (1º). O Ministério da Educação (MEC) divulgou que serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 (76%) integrais e 97.451 (50%) parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta edição do Prouni apresenta a maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para participar, os candidatos devem ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, é necessário não ter zerado a prova de redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo do Prouni consistirá em duas chamadas sucessivas, com os resultados dos candidatos pré-selecionados sendo divulgados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6 e 27 de fevereiro.

As notas do Prouni possibilitam a concorrência a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano e têm como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.

Os candidatos que desejam concorrer às bolsas integrais do Prouni devem comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é necessário não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

É importante destacar que o Prouni é um programa que possibilita o acesso à educação superior para milhares de estudantes de todo o país, promovendo a inclusão e a democratização do ensino universitário. Com a oferta recorde de bolsas nesta edição, o programa reafirma seu compromisso em promover oportunidades de formação para os brasileiros. O prazo para inscrições está se encerrando, por isso, é fundamental que os interessados realizem o processo dentro do prazo estipulado para garantir sua participação no programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo