Inscrições do Prouni 2024 do primeiro semestre encerram nesta sexta-feira (2) às 23h59; saiba mais sobre o programa

Estudantes interessados em ingressar na universidade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até as 23h59 desta sexta-feira, horário de Brasília, para se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre de 2024. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas.

Nesta edição do primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100% do valor da mensalidade) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições de ensino superior privadas.

O prazo final de inscrições foi ampliado em um dia, após anúncio do MEC na quinta-feira, possibilitando que mais estudantes tenham a chance de concorrer às bolsas do Prouni. Anualmente, o programa tem duas edições, com oferta de bolsas no primeiro e no segundo semestres, visando o ingresso de novos alunos no ensino superior.

As inscrições para concorrer às bolsas de estudo devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni, no ícone “Inscreva-se”. As inscrições são gratuitas e é necessário entrar com login e senha no site Gov.br, de serviços digitais do governo federal. É importante ressaltar que a inscrição no processo seletivo do Prouni é condicionada ao cumprimento dos requisitos de renda, exceto para o candidato que é professor da rede pública de ensino.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou o Enem de 2022 e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação. Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das condições estipuladas pelo programa, como ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino ou ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública, entre outras exigências.

O resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados está previsto para ser divulgado no dia 6 de fevereiro, com a segunda chamada prevista para 27 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão comprovar os dados informados nas instituições de ensino, no período de 6 a 20 de fevereiro. A nota de corte do ProUni será a média do Enem do último candidato pré-selecionado para a bolsa de estudo em determinado curso.

Fiquem atentos e boa sorte aos participantes do processo seletivo do Prouni. Que esta oportunidade possa transformar a vida de muitos estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo