MEC divulga primeira chamada do Prouni 2024: confira a lista de pré-selecionados para bolsas de estudo em instituições privadas

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que nesta terça-feira (6) será divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2024. O programa oferece bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. De acordo com o MEC, a relação estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni.

Nesta edição, o programa ofertou um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes. Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas desde a sua criação em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas foram São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada deverão entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foram pré-selecionados no período de 6 a 20 de fevereiro. O MEC alerta que é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na perda da bolsa.

O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas, com o resultado da segunda chamada previsto para o dia 27 de fevereiro. Além disso, os candidatos terão a oportunidade de manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 14 e 15 de março de 2024 e o resultado da lista de espera será divulgado no dia 18 de março.

Conforme o edital do processo seletivo, mais informações estão disponíveis e podem ser acessadas através do site do processo seletivo do Prouni.

Em vigor desde 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano, e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. Como critérios para seleção dos candidatos, o ProUni considera a renda familiar bruta mensal por pessoa, se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou ser pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo