Participação do Ceará na Fruit Logística 2024 em Berlim destaca a força da produção e exportação de frutas do Estado

O Ceará se destaca na maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras, a Fruit Logistica 2024, que está ocorrendo em Berlim, na Alemanha. O estado apresenta seu estande na feira, mostrando os principais atrativos e diferenciais na produção e exportação de frutas. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, ressalta a importância da feira e as oportunidades de negócios que ela proporciona, além de destacar o papel do estado na exportação de frutas, representando 50% das exportações brasileiras.

Em 2023, houve um aumento de 14% na exportação de frutas pelo Porto do Pecém. As principais frutas exportadas incluem melão, melancia, mamão fresco, tâmara, figo, abacaxi, abacate, goiaba, manga, mangostão frescos ou secos, e uva fresca ou seca. O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltou que a meta é continuar crescendo e oferecer melhores serviços em 2024.

A feira, que iniciou nesta quarta-feira (7) e segue até sexta-feira (9), conta com a participação de mais de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países, atraindo um público de 63 mil pessoas. Visitantes importantes, como Marcelo Gadelha, um dos pioneiros na exportação de frutas do Brasil, elogiaram a presença do Ceará na feira, reconhecendo a importância do estado no mercado mundial de frutas.

O Ceará voltou a ter estande próprio na Fruit Logistica em 2024, após a última participação em 2019. O estado também conta com a presença de representantes do governo, incluindo o secretário executivo do Agronegócio, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, o coordenador de Recursos Hídricos da SDE, o diretor comercial do Complexo do Pecém, e o gerente de Negócios Portuários do Complexo do Pecém.

Além disso, algumas estatísticas sobre a exportação de frutas do Porto do Pecém foram apresentadas, como o aumento de 14% na exportação de frutas em 2023 em comparação com 2022, e o tempo de viagem das frutas para diferentes destinos, como Roterdã/Holanda, Londres/Inglaterra, entre outros.

A presença do Ceará na Fruit Logistica 2024 reforça o papel do estado como um grande player na exportação de frutas e destaca as oportunidades de negócios e investimentos para a região. A participação na feira é uma iniciativa importante para promover o crescimento econômico e a visibilidade internacional das frutas cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo