CBMCE corta 46 árvores em 12 cidades do Ceará em 48 horas, incluindo Fortaleza, devido a riscos à população

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vem registrando um aumento nas ocorrências envolvendo árvores em situação de perigo. Em um período de 48 horas, a corporação precisou cortar 46 árvores em 12 cidades do estado, incluindo a capital Fortaleza. As ocorrências foram registradas também em municípios como Caucaia, Maracanaú, Iguatu, Brejo Santo, Crato, Horizonte, Ipu, Jardim, Juazeiro do Norte e Pacoti.

De acordo com informações da própria corporação, do total de árvores cortadas, 18 estavam em vias públicas, 10 foram identificadas tombadas em situação de perigo, nove estavam localizadas em residências, sete em instituições públicas e duas ainda estavam sob verificação. O CBMCE destaca que a ocorrência desses incidentes pode causar sérios danos à população e aos equipamentos públicos.

O balanço das ocorrências envolvendo árvores em situação de risco durante o ano de 2023 apontou um total de 1415 registros atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Apesar da quantidade expressiva, esse número representa uma redução de 7,87% em comparação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando uma diminuição no volume de ocorrências.

Um dos casos mais recentes envolveu a queda de uma árvore em via pública, interrompendo o fornecimento de energia elétrica e bloqueando o acesso a uma residência. O incidente ocorreu na rua Pinho Pessoa, no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza, no último sábado (10/2). Com a situação, os moradores do local ficaram impedidos de sair de suas casas e o tráfego precisou ser temporariamente interditado.

Para situações de emergência envolvendo árvores em situação de perigo, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará pelo telefone 193, que está disponível 24 horas por dia, inclusive durante a noite, finais de semana e feriados. Já para o serviço de poda e corte em dias úteis, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), vinculada à Prefeitura de Fortaleza, disponibiliza atendimento programado.

A ocorrência do último sábado, que mobilizou a Guarnição de Salvamento 1 composta pelo tenente Auceny e os cabos Holanda, Xavier e Morais, é mais um exemplo dos riscos envolvendo árvores em situação de perigo. Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja atenta e que as autoridades competentes realizem ações preventivas para evitar incidentes desse tipo. A segurança coletiva precisa ser prioridade para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo