Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas: Dragão do Mar garante acesso gratuito a eventos culturais a partir de abril

Em 13 de fevereiro de 2024, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), anunciou a implementação do Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas. Essa nova iniciativa, conduzida pelo Núcleo de Articulação Territorial (NAT), tem como objetivo oferecer acesso gratuito às programações pagas realizadas pelo complexo cultural para os moradores das comunidades circunvizinhas Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil a partir do mês de abril.

O Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas é mais uma ação que faz parte da política de gestão territorializada do centro cultural e será implementado como uma prática regular do complexo cultural. A superintendente do Centro Dragão do Mar, Helena Barbosa, enfatizou que a democratização do acesso e a política cultural fortalecida são essenciais para a construção de redes que envolvam instituições, agentes, comunidades e trocas complexas.

De acordo com a assessora Andreza Magalhães e a coordenadora do NAT, Izabel Lima, o programa será iniciado ainda em fevereiro, com o mapeamento e cadastramento dos moradores próximos. O objetivo é proporcionar o acesso gratuito e permanente à arte e cultura, exercendo os direitos de cidadania cultural e tendo como premissa a Cultura como direito fundamental da vida humana.

O cadastramento para o Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas será iniciado até março, tanto via formulário online, quanto presencialmente no próprio Dragão do Mar, na recepção da área administrativa e sala do NAT. Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, comprovando idade mínima de 16 anos, e comprovante de residência atualizado com endereço em uma das três comunidades vizinhas do Centro Dragão do Mar.

Além disso, pessoas em situação e em superação de rua, que já vêm sendo atendidas com ações socioculturais do Dragão e de parceiros, também serão contempladas com o Programa. Até 10% da capacidade dos eventos pagos realizados pelo Centro Dragão do Mar estarão disponíveis para uso por meio do programa. A equipe do NAT realizará o cadastramento das pessoas interessadas, que receberão os acessos às programações mediante a disponibilidade.

Assim, a implementação do Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas representa mais um passo importante para promover a inclusão e o acesso à cultura para os moradores das comunidades vizinhas ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo