Ministério da Justiça nomeia interventor para unidade prisional de Mossoró após fuga de detentos de penitenciária federal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta quinta-feira (15), a nomeação do ex-diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), Carlos Luis Vieira Pires, como interventor da unidade prisional de segurança máxima de Mossoró (RN). Pires, agente federal de execução penal desde 2006, assumirá o cargo no lugar de Humberto Gleydson Fontinele Alencar, afastado após a fuga de dois presos da penitenciária.

Pires atuou como diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas entre janeiro de 2019 e abril de 2023. Posteriormente, ele passou a ocupar a coordenação-geral de Classificação e Remoção de Presos, em Brasília. A decisão de nomeá-lo como interventor da unidade potiguar foi tomada após a fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que aconteceu nesta quarta-feira (14). Esta é a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal.

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, determinou não só o afastamento de Alencar e a nomeação de Pires, mas também a revisão dos protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais em funcionamento no Brasil. Além disso, uma equipe de servidores do ministério foi enviada para Mossoró a fim de acompanhar as buscas aos fugitivos, coordenada pelo secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.

A fuga dos detentos levou à instauração de um inquérito pela Polícia Federal para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades. As buscas contam com a participação de policiais federais, rodoviários federais e militares do Rio Grande do Norte, com reforço na vigilância das divisas com Paraíba e Ceará. Além disso, a Interpol foi acionada e incluiu as informações pessoais dos fugitivos em seus sistemas de monitoramento de fronteiras.

Esta nomeação e a série de ações tomadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública demonstram a gravidade do incidente e a preocupação em restabelecer a ordem na unidade prisional. O novo interventor terá a importante tarefa de implementar medidas para a segurança e controle da penitenciária de Mossoró, visando evitar novas fugas e garantir a integridade do sistema penitenciário federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo