Câmeras fotográficas registram em raro flagrante a matilha de cachorros-vinagre no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá

Uma recente descoberta surpreendeu os pesquisadores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá. Câmaras fotográficas flagraram pela primeira vez uma matilha de cachorros-vinagre circulando no interior da reserva. A espécie, conhecida pelo nome científico de Speothos venaticus, está na lista de ameaçados de extinção no Brasil e sua aparição traz esperança para a conservação da biodiversidade na região.

O cachorro-vinagre é um canídeo de corpo comprido, orelhas arredondadas, pernas curtas e membranas interdigitais entre os dedos, o que facilita sua locomoção na água. Com uma coloração castanho-avermelhada, seus filhotes nascem acinzentados. Também é o menor entre os canídeos brasileiros, medindo entre 57 e 75 cm de comprimento, com uma cauda de 12 a 15 cm e um peso que varia de 5 a 8 kg.

A analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fernanda Colares, enfatizou a raridade do flagrante: “É um canídeo raro e de difícil registro. Já havia sido identificado através de relatos de moradores da região, mas essas fotos confirmaram a existência da espécie no interior do parque”.

Para conseguir capturar o registro do cachorro-vinagre e de outras espécies, foram instaladas mais de 60 câmeras fotográficas em pontos estratégicos dentro da unidade de conservação. “O aparecimento da espécie dentro do parque significa que a unidade de conservação tem cumprido seu papel de conservação da biodiversidade na Amazônia. Outras espécies também foram flagradas pelo programa de monitoramento, como anta, irara, queixada, jacamim, mutum, onça-parda, capivara, veado, cutia, tatu, gato-maracajá, jaguatirica, entre outras”, afirmou o ICMBio.

Além da presença do cachorro-vinagre, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque abriga uma diversidade impressionante de espécies, incluindo animais raros para o estado do Amapá, como o furão e outras espécies ameaçadas de extinção, como o tatu canastra, o tamanduá-bandeira, a onça pintada, e a ariranha. A reserva também é o habitat de espécies endêmicas, como a cuica, a preguiça bentinho, a caiarara, o macaco-voador e a coamba.

Com uma área de 3.846.427 hectares, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque foi criado em 2002 e está localizado na porção Noroeste do Amapá, fazendo fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname. Sua importância para a conservação da biodiversidade na região é inegável, e a descoberta da presença do cachorro-vinagre apenas reforça o papel vital da reserva para a proteção da vida selvagem ameaçada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo