MEC lança Fies Social que custeará 100% do ensino para estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma atualização no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies Social, que irá oferecer financiamento de 100% do ensino em instituições de ensino superior para estudantes de baixa renda. A nova medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior para aqueles que possuem renda familiar de até meio salário mínimo e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo as novas regras, os estudantes enquadrados nesse perfil não serão submetidos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável. Contudo, é necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que atualmente é de até R$ 60 mil anuais para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.

Além disso, a nova atualização estabelece que metade das vagas disponíveis devem ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.

As vagas remanescentes serão primeiramente oferecidas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e, em seguida, abertas à ampla concorrência. O MEC afirmou que o Fies Social estará disponível a partir do segundo semestre de 2024 e a resolução que cria a modalidade do programa também permite a possibilidade de estabelecer cursos prioritários para o financiamento integral, de acordo com o que será determinado em cada edital.

O Fies é uma política pública que oferece financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para ter acesso ao financiamento, o candidato deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar notas médias igual ou superiores a 450 pontos, além de não zerar a redação.

Com essas novas atualizações, o MEC busca ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo