Ministro estima que renegociação de dívidas pode beneficiar oito milhões de empresas; governo prepara programa similar ao Desenrola.

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, anunciou que o governo está preparando um programa de renegociação de dívidas para os microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas. A estimativa é que cerca de oito milhões de empresas poderão se beneficiar desse programa, que se assemelha ao Desenrola, voltado para pessoas físicas endividadas.

De acordo com França, atualmente existem aproximadamente seis milhões de MEIs que enfrentam problemas financeiros relacionados ao pagamento de dívidas com o próprio governo. Além disso, há ainda um número significativo de pequenas empresas com débitos em aberto, muitas delas enfrentando problemas com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferecia créditos com taxas de juros mais baixas em comparação com o mercado tradicional.

França destacou que muitas empresas que acessaram recursos do Pronampe se encontram em situação de endividamento devido ao aumento da Selic, a taxa básica de juros, que passou de 2% para 13% em um curto período de tempo. Ele ressaltou que cerca de 7% a 8% das empresas que recorreram ao Pronampe atualmente estão enfrentando dificuldades financeiras.

Além do programa de renegociação de dívidas, o ministro também defende mudanças no sistema de tributação simplificada para empresas de pequeno porte, conhecido como Simples. Ele propõe o fim do desenquadramento automático das empresas que ultrapassem os limites de faturamento estabelecidos pelo Simples. Atualmente, caso uma empresa ultrapasse o limite de faturamento previsto na legislação, ela deixa de ser tributada pelo Simples e passa a pagar impostos pelo mesmo sistema das demais empresas.

Segundo França, seria mais viável manter a tributação diferenciada somente sobre a parte que excedesse o limite de faturamento, mantendo a empresa no sistema simplificado para o restante do faturamento, de forma semelhante ao imposto de renda de pessoas físicas, composto por diversas faixas de tributação.

Portanto, o governo está se movimentando para implementar medidas que visam aliviar a situação financeira de MEIs e pequenas empresas, tanto por meio da renegociação de dívidas quanto pela possível modificação no sistema de tributação simplificada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo