Senador defende restrições e critica sistema de saídas temporárias para detentos com comportamento violento







Saídas Temporárias de Detentos

O senador do Podemos-ES, Marcos do Val, fez um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (20) para defender a discussão sobre as saídas temporárias de detentos, conhecidas como “saidinhas”, especialmente para indivíduos que têm comportamento violento e antissocial. De acordo com o senador, os projetos atualmente utilizados para reintegrar detentos à sociedade são ineficazes, pois muitos deles não possuem condições de ressocialização.

Marcos do Val também defendeu o projeto de lei (PL 2.253/22) que restringe a liberação de presos em feriados e datas comemorativas, o qual está em análise no Senado. O senador argumentou que indivíduos com comportamentos sociopatas ou psicopatas não têm condições de serem ressocializados, portanto não deveriam ter permissão para as chamadas “saidinhas temporárias”, principalmente quando cometem crimes bárbaros sem demonstrar arrependimento.

O senador manifestou seu apoio ao cumprimento integral da pena, sem progressão de regime, para aqueles detentos que não demonstram disposição para evitar reincidência. Além disso, Marcos do Val defendeu medidas de isolamento total nos presídios e a privação de contato íntimo como forma de punição nos casos de crimes graves.

Ele também destacou a crueldade presente na “lei do crime”, fazendo menção a penalidades como cortes de membros e até mesmo a pena de morte para casos de dívidas com o tráfico. De acordo com o senador, é necessário impor regras rígidas dentro dos presídios para garantir um bom comportamento por parte dos detentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo