Brasil apresenta prioridades de saúde durante reunião técnica do G20 em 2024 sob presidência rotativa do país.

O Brasil apresentou, nesta quinta-feira (21), suas prioridades na área da saúde para o Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde do G20, durante a primeira reunião técnica em 2024. A presidência brasileira do fórum internacional abordou temas como prevenção, preparação e respostas a futuras pandemias, ações locais e produções regionais de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos, equidade global em pesquisa e desenvolvimento, produção e distribuição de tecnologias de saúde, e a adoção de ferramentas de saúde digital para a integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde.

A reunião virtual contou com a participação de cerca de 180 pessoas, incluindo representantes dos 21 países membros do G20, nove países observadores e mais de 30 organizações internacionais. Alexandre Ghisleni, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, afirmou que saiu da reunião otimista, pois não houve resistência aos temas colocados. Ele destacou o alto nível de engajamento dos participantes e o interesse em aprofundar a discussão sobre a criação de uma aliança para a produção regional de medicamentos, vacinas e material de diagnóstico, principalmente para as doenças que afetam populações vulneráveis.

Além disso, foi destacada a estratégia de fortalecimento dos sistemas nacionais de saúde, com foco no fortalecimento da força de trabalho em saúde e na capacidade de operar o sistema de saúde digitalmente.

No mesmo contexto, foi divulgado o calendário do G20 durante o mandato brasileiro, que prevê a realização da primeira reunião presencial do GT de Saúde em Brasília, entre 11 e 17 de abril, seguida por uma segunda reunião em Salvador, entre 3 e 6 de junho. A reunião ministerial da área está programada para ocorrer no Rio de Janeiro, entre 29 e 31 de outubro. Todos esses trabalhos culminarão na cúpula dos chefes de Estado e de Governo em novembro de 2024, também no Rio.

Alexandre Ghisleni expressou otimismo em relação ao interesse demonstrado pelos participantes em relação às iniciativas propostas e afirmou esperar concluir as reuniões com boas notícias para todos os envolvidos. Com a ausência de questionamentos fundamentais, a expectativa é que o campo esteja fértil para avançar nas iniciativas propostas pelo Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo