Operação “Falso Advogado” desarticula esquema de estelionato e fraudes de precatórios em ação conjunta das Polícias Civis do Ceará e de Santa Catarina

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), deflagrou na manhã desta quinta-feira (22), a Operação “Falso Advogado”, visando cumprir mandados de busca e apreensão por crimes de estelionato e fraudes de precatórios. A ação conta com a participação de 50 equipes da PCCE, incluindo diversos departamentos especializados, como o Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e o Departamento Técnico Operacional (DTO), além de outros órgãos da corporação.

A terceira fase da operação iniciada no Ceará conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Até o momento, 51 mandados já foram cumpridos e 14 alvos investigados localizados. Além disso, diversos aparelhos eletrônicos foram apreendidos e serão analisados para subsidiar as investigações.

Os mandados estão sendo cumpridos em imóveis da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Todos os detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados em coletiva de imprensa na sede da PCCE, no Cisp, em Fortaleza.

As investigações tiveram início em 2020, com o Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e foram posteriormente encaminhadas para a Delegacia de Defraudações (DEIC) da PCSC. A primeira operação foi deflagrada no final de 2022, e a segunda no decorrer de 2023, culminando com a terceira fase da operação no Ceará.

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou uma organização criminosa que, após entrar em contato com as vítimas em Santa Catarina, se passava por membros de um escritório de advocacia, informando que estas tinham valores de precatórios a receber, solicitando a antecipação de valores para despesas administrativas. O prejuízo das vítimas ultrapassa o valor de R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais).

A Operação Falso Advogado está em sua terceira fase e faz parte do Projeto IMPULSE, inserido no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) do MJSP. Para essa operação, foram mobilizados 200 policiais civis da PCCE e 16 policiais civis da PCSC. A ação busca fortalecer as atividades de combate e desmantelamento de organizações criminosas por meio da integração das Polícias Civis.

A Polícia Civil continua trabalhando incansavelmente para cessar atividades criminosas e proteger a população contra golpes e fraudes. Essas ações são fundamentais para garantir a segurança e a ordem pública em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo