Ministério da Saúde envia vacinas contra dengue para mais 29 municípios, ampliando lista para 521 cidades até março

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de novas doses de vacinas contra a dengue para 29 municípios nas próximas semanas, completando assim a lista de 521 cidades selecionadas para receber o imunizante até a primeira quinzena de março. Com a chegada dessas novas doses, um total de 492 municípios já terão recebido as vacinas, iniciando assim o processo de imunização contra a doença.

A vacinação contra a dengue teve início neste mês e está sendo direcionada para crianças de 10 e 11 anos. A expectativa é de que até o final do ano a vacinação seja ampliada para incluir também adolescentes de 12, 13 e 14 anos nos municípios contemplados. A escolha das cidades que receberam as primeiras doses foi feita com base na alta incidência do sorotipo 2 da dengue, que provoca formas mais graves da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a restrição da vacinação foi necessária devido às limitações na produção e oferta do imunizante desenvolvido pelo laboratório Takeda. Com a chegada de novos lotes, a expectativa é de que a vacinação seja expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender mais pessoas.

Ao todo, foram adquiridas 5,2 milhões de doses da vacina neste ano e está prevista a compra de mais 9 milhões para o próximo ano. A vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa em março de 2023 e incorporada ao SUS em dezembro do mesmo ano.

O problema da dengue tem sido grave em diferentes estados, com pelo menos seis deles declarando situação de emergência devido ao aumento de casos. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal estão entre as localidades mais afetadas pela doença, reforçando a importância da imunização para evitar maiores danos à população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo