Projeto de Lei garante participação de mães, grávidas e casadas em concursos de beleza sem discriminação baseada em estereótipos



Projeto de Lei 322/2024 garante direito de mães, gestantes e casadas em concursos de beleza

28/02/2024 – 14:45

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em uma recente proposta apresentada na Câmara dos Deputados, a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) defende a garantia do direito de participação de mães, mulheres grávidas e mulheres casadas em concursos de beleza realizados no Brasil. Segundo a parlamentar, essa iniciativa visa combater a discriminação baseada em estereótipos ultrapassados presentes nesse tipo de competição.

O Projeto de Lei 322/2024 estabelece que os regulamentos dos concursos devem deixar explícito que as mães, gestantes e mulheres casadas são elegíveis para participar, sem qualquer tipo de discriminação relacionada à sua condição parental ou estado civil. Aqueles que não seguirem essas diretrizes poderão ser penalizados com multa, suspensão temporária ou até mesmo definitiva de suas atividades.

A deputada Petrone justificou sua proposta mencionando o caso de Carla Cristina, que foi desqualificada do Concurso Nacional de Beleza e perdeu seu título de Miss Acre Mundo 2023 após revelar sua condição maternal. Para a deputada, essa situação evidencia a discriminação injustificável contra mães, gestantes e mulheres casadas em concursos de beleza.

Tramitação
A proposta seguirá uma análise em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo