Arce inicia fiscalização de sistemas de abastecimento de água em 11 localidades cearenses, incluindo Fortaleza, com foco na qualidade dos serviços públicos.

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) está prestes a iniciar uma série de fiscalizações nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversas localidades cearenses. A novidade desta vez é a inclusão de Fortaleza, que passou a ser regulada e fiscalizada pela Agência Cearense, após uma decisão dos colegiados das Microrregiões de Água e Esgoto (MRAEs).

O objetivo principal dessas inspeções é garantir o aprimoramento dos serviços oferecidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), conforme a missão da Arce de assegurar a qualidade dos serviços públicos. O cronograma de fiscalização está dividido em três blocos, com a primeira fase prevista para iniciar no dia 4 de março e se estender até o dia 8 do mesmo mês, com a avaliação dos sistemas de abastecimento de água e esgoto das cidades de Aratuba e Mulungu.

O segundo bloco de fiscalizações acontecerá entre os dias 11 e 15 de março, abrangendo as cidades de Uruburetama, Crato e Itapipoca, bem como as localidades de Betânia, Cruxati, Deserto, Ipu Mazagão e Lagoa da Cruz. Nestes locais, os sistemas de esgotamento sanitário também serão vistoriados. O último bloco será destinado exclusivamente à Fortaleza, com inspeções programadas para ocorrer de 20 de março a 10 de abril em 13 estações de tratamento de esgoto da capital cearense.

Após a conclusão das ações, a Arce emitirá um relatório detalhado sobre o cumprimento dos aspectos relacionados às atividades de fiscalização, destacando constatações, recomendações e determinações. Em casos de não conformidades, termos de notificação serão emitidos com prazos estabelecidos para a correção dos problemas.

Paralelamente às fiscalizações de água e esgoto, a Arce também realizará inspeções no plano de investimentos do sistema de esgotamento sanitário operado pela Ambiental Ceará, no município de Crato, durante os dias 11 a 13 de março. O foco será o acompanhamento da execução do plano, verificando a realização das tarefas e metas aprovadas para os dois primeiros anos da concessão dos serviços.

Essas ações da Arce visam garantir a qualidade e eficiência dos serviços de água e esgoto no Ceará, assegurando que as normas e diretrizes do setor sejam cumpridas de forma adequada. A população e as autoridades competentes acompanharão de perto os resultados dessas fiscalizações, que são essenciais para a melhoria constante dos serviços públicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo