Porto do Pecém alcança alta taxa de empregabilidade e se destaca na região do CIPP em 2023.

No dia 29 de fevereiro de 2024, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) comemora um crescimento significativo na empregabilidade em seus municípios. De acordo com indicadores divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), o número de vagas captadas e de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho na região tem apresentado uma evolução notável.

Durante o ano de 2023, o IDT/Sine Pecém conseguiu captar 4.673 vagas de emprego nas empresas locais, um aumento de 43,43% em comparação com o ano anterior. Além disso, 3.517 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho graças à atuação do órgão na região, o que representa uma taxa de aproveitamento de 67,55% das ofertas.

Os dados da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra do Ministério do Trabalho mostram que o IDT/Sine Pecém conquistou o terceiro lugar entre os postos do Instituto com mais captações de todo o estado, ficando atrás apenas de Fortaleza e Maracanaú.

O destaque na região se deve ao percentual de aproveitamento das admissões, que alcançou 59,33% com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo, atribui esse sucesso ao compromisso da equipe em criar estratégias para viabilizar o acesso dos trabalhadores às oportunidades de emprego na região.

As funções mais demandadas pelas empresas do CIPP incluem mecânico de manutenção de máquinas industriais, auxiliar de obras, eletricista, motorista carreteiro e soldador. Já por setor de atividade, os segmentos que mais contrataram foram os de serviços, indústria, comércio e construção civil.

Localizado entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém se destaca como um espaço de impulsionamento e crescimento no Ceará. Com operações portuárias integradas a atividades industriais e à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a região tem se mostrado promissora para novos empreendimentos e geração de emprego e renda para a população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo