Proposta de ex-senador Flávio Dino estabelece padrões de qualidade para instituições de saúde particulares com multa diária.





O ex-senador Flávio Dino, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal, apresentou recentemente uma proposta que promete impactar o setor de saúde no Brasil. O Projeto de Lei 287/2024 tem como objetivo adaptar o sistema nacional, que já é aplicado na área da educação, para estabelecer padrões de qualidade a serem seguidos por instituições de saúde particulares.
Essa iniciativa visa garantir um maior controle sobre os serviços oferecidos por hospitais, clínicas e demais estabelecimentos privados, buscando assegurar um atendimento eficiente e seguro para a população.

O projeto será submetido à votação em decisão final na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde representantes da sociedade e especialistas terão a oportunidade de debater os pontos cruciais da proposta. Uma das medidas mais polêmicas do PL 287/2024 é a imposição de uma multa diária de cinco mil reais para as instituições que descumprirem os padrões de qualidade estabelecidos.
De acordo com seus defensores, essa penalidade tem o intuito de incentivar a melhoria contínua dos serviços prestados, além de responsabilizar as entidades que não priorizam a segurança e o bem-estar dos pacientes.

A possível aprovação dessa proposta trará impactos significativos no cenário da saúde privada no país, uma vez que poderá elevar o nível de exigência e fiscalização sobre as instituições do setor. Resta aguardar os desdobramentos desse projeto e acompanhar de perto as discussões que envolvem a sua implementação.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo