Centenário do Audiovisual Cearense: Mostra L.C. Barreto celebra 100 anos de cinema no Ceará no Cineteatro São Luiz

No dia 4 de março de 2024, o Cineteatro São Luiz anunciou uma parceria que marcará o início das celebrações do Centenário e do 34º Cine Ceará. A Mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, que ocorrerá entre os dias 19 e 31 de março, reunirá 28 filmes da renomada produtora cinematográfica L.C. Barreto, fundada por Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, figuras icônicas da indústria do cinema nacional.

Os eventos também marcam o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, que acontecerá de 21 a 27 de setembro no Cineteatro São Luiz. O destaque da programação é a homenagem a Luiz Carlos Barreto, cearense natural de Sobral, e sua esposa, Lucy Barreto, que receberão o Troféu Eusélio Oliveira em reconhecimento aos 60 anos de relevância no cenário audiovisual do país.

Na véspera da homenagem, Luiz Carlos Barreto participará de uma fala aberta ao público no Museu da Imagem e do Som, às 18h. A mostra exibirá clássicos do cinema brasileiro como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Quatrilho” e “Bye Bye Brasil”, além de obras filmadas no Ceará, como “Bela Donna” e “Luzia Homem”.

O estado do Ceará também está em festa com a comemoração do Centenário do Audiovisual Cearense, que marca 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense, em 1924. Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da ABA Film, foi o responsável por iniciar a tradição cinematográfica do estado com o filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”.

Além disso, a produtora L.C. Barreto será homenageada em festivais internacionais de cinema como o Festival de Berlim e o Festival de Cannes, e terá uma retrospectiva com exibição de 20 longas-metragens no Lincoln Center, em Nova York. O reconhecimento à contribuição da produtora para o cinema brasileiro é evidenciado pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “O Quatrilho”.

A Mostra e a Homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto serão realizadas no Cineteatro São Luiz, com entrada gratuita. Não deixe de conferir a programação completa e prestigiar esse evento que celebra a história do cinema nacional e regional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo