Projeto de Lei autoriza concessão de bolsas de pesquisa para estudantes desenvolverem fitorremediadores em instituições públicas de ensino superior do Brasil.






Projeto de Lei para bolsas de pesquisa em fitorremediadores

05/03/2024 – 13:20

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Delegada Adriana Accorsi é a autora do projeto

O Projeto de Lei 6069/23, de autoria da Delegada Adriana Accorsi, propõe a concessão de bolsas de pesquisa em instituições públicas de ensino superior do Brasil para estudantes que estejam desenvolvendo pesquisas relacionadas à descoberta de novos fitorremediadores.

Os fitorremediadores são plantas com a capacidade de purificar ambientes aquáticos e terrestres, dissolvendo elementos químicos e rejeitos minerais, como zinco, cobre e compostos orgânicos, como petróleo.

Segundo a proposta, as bolsas serão financiadas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em parceria com o Ministério da Educação.

O FNDCT foi criado para apoiar programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, utilizando recursos oriundos de incentivos fiscais, empréstimos, contribuições e doações.

Adesão
As instituições públicas de ensino superior interessadas em participar deverão assinar termo de adesão com o Ministério da Educação (MEC) e com a Secretaria Executiva do FNDCT, conforme estabelecido no texto do projeto.

O FNDCT terá a responsabilidade de fiscalizar a execução das propostas de pesquisa, monitorar o uso dos recursos e selecionar os projetos contemplados.

A Deputada Adriana Accorsi destaca a importância dos fitorremediadores como tecnologias sustentáveis e de baixo custo, especialmente em casos de rompimentos de barragens, como o ocorrido em Brumadinho (MG) em 2019.

Tramitação
O projeto, que segue em caráter conclusivo, será avaliado pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rodrigo Bittar

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo