Semana de Combate à Violência contra a Mulher traz reflexões sobre o papel da escola e impactos do trabalho doméstico na Educação.

Na manhã do dia 5 de março de 2024, a Secretaria da Educação (Seduc) deu início à I Semana de Combate à Violência contra a Mulher, com o tema “(Há)Fazeres que ninguém vê: trabalho doméstico e impactos na Educação”. O evento, que ocorre entre os dias 4 e 8 deste mês, tem como principal objetivo debater o papel da escola na prevenção e enfrentamento da violência no ambiente familiar, além de promover reflexões sobre a invisibilidade dos serviços domésticos, que em sua maioria são exercidos por mulheres.

A Semana de Combate à Violência contra a Mulher é uma iniciativa das Coordenadorias de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade (COEDH) e Administrativa (COADM) da Seduc. A programação está acontecendo na sede do órgão e em escolas da rede pública estadual. A cerimônia de abertura do evento contou com a apresentação do coral da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dona Creusa do Carmo Rocha, de Fortaleza, e teve a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, representando a secretária Eliana Estrela.

Durante a abertura do evento, a secretária executiva ressaltou a importância de educar para uma sociedade mais justa e igualitária, destacando a necessidade de respeitar o espaço da mulher e promover o empoderamento feminino. Ela também enfatizou a relevância de discutir a Lei Maria da Penha e incentivar a reflexão crítica sobre o tema entre estudantes, profissionais da educação e a comunidade escolar.

Ao longo da semana, estão programadas diversas atividades, como palestras, oficinas, cine debates, mesas redondas, lançamento de livros, aulas de campo e visitas a equipamentos culturais. Algumas escolas também receberão a “Prateleira Maria da Penha”, projeto que reúne obras temáticas em defesa da equidade de gênero e proteção das mulheres.

Para conferir a programação completa da Semana de Combate à Violência contra a Mulher realizada pela Seduc em Fortaleza e na região do Cariri, basta acessar os links disponibilizados no site oficial do órgão. A iniciativa visa conscientizar e capacitar educadores, estudantes e comunidade em geral sobre a importância de combater a violência contra as mulheres e promover uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo