Ceará se destaca como 1º Estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados 2023.

No dia 6 de março de 2024, foi divulgado um importante ranking que coloca o Ceará como o 1º estado do Nordeste e o 12º do Brasil em Sustentabilidade Ambiental. A pesquisa, realizada pelo Centro de Liderança Pública (CPL) em 2023, tem como objetivo orientar o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas para o bem-estar social da população brasileira.

De acordo com o ranking, que compara os 27 estados brasileiros em 10 pilares temáticos, o Ceará se destaca na Sustentabilidade Ambiental. Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, comemorou a posição do estado e ressaltou o compromisso em avançar ainda mais na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável.

No pilar da Sustentabilidade Ambiental, são avaliados diversos itens, como emissões de CO2, serviços urbanos, destinação do lixo, tratamento de esgoto, reciclagem, desmatamento, entre outros. O estudo alertou para a importância de um desenvolvimento econômico de longo prazo que leve em consideração as questões ambientais, evitando custos e prejuízos no futuro.

O Ranking de Competitividade dos Estados, concebido pelo CLP em 2011, tem como objetivo gerar diagnósticos e direcionamentos para os líderes públicos estaduais. Com 10 pilares temáticos, como Infraestrutura, Segurança Pública, Educação e Inovação, a pesquisa busca incentivar um desenvolvimento sustentável em todas as esferas.

Segundo o CPL, os governos locais têm um papel fundamental na conscientização da população e na promoção da sustentabilidade como um valor essencial para o desenvolvimento. Portanto, o resultado do ranking coloca o Ceará em destaque no cenário nacional e reforça a importância de políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente e o bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo