Operação Follow the Money da PF desarticula esquema milionário de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em três estados.

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal (PF) no Paraná deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a Operação Follow the Money, que tem como objetivo investigar a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Segundo informações fornecidas pela PF, o grupo criminoso utilizava diversas estratégias para dissimular a origem do dinheiro, incluindo negócios envolvendo imóveis, veículos, transportes e na área de óleos e lubrificantes. A ação conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

O nome da operação, “Follow the Money”, significa “siga o dinheiro”, e os policiais se concentraram em complexas análises financeiras e patrimoniais dos investigados, abrangendo quase 500 contas bancárias que movimentaram mais de R$ 2 bilhões entre créditos e débitos nos últimos anos. Em colaboração com a Receita Federal, também foram realizadas análises fiscais que corroboraram as conclusões sobre o uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização criminosa.

A operação mobilizou cerca de 200 policiais federais e 20 auditores da Receita Federal, resultando na prisão dos dois principais líderes do grupo. Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de mais de uma centena de bens dos investigados, incluindo contas bancárias, imóveis urbanos e rurais, veículos de luxo, caminhões e maquinários agrícolas.

A Operação Follow the Money representa um importante passo no combate à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, demonstrando a eficácia das ações conjuntas entre as forças policiais e a Receita Federal. A investigação detalhada e as medidas adotadas visam desmantelar as estruturas financeiras que sustentam o crime organizado, reforçando o compromisso das autoridades em combater ativamente as atividades ilícitas no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo